A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis faz um apelo urgente para que a população, especialmente as crianças, mantenha a vacinação contra o sarampo em dia. A preocupação aumentou após a confirmação de dois casos da doença em Primavera do Leste, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT).
Apesar dos esforços das equipes de saúde, que têm intensificado as ações para aumentar a cobertura vacinal, os índices em Rondonópolis ainda estão abaixo da meta. “Estamos muito preocupados com essa situação. Os casos em Primavera do Leste são um alerta de que o sarampo está cada vez mais próximo. Precisamos proteger a nós mesmos e, principalmente, nossas crianças”, destacou o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino.
Onde se vacinar
A vacina dupla viral, indicada para crianças de 6 meses a 8 meses e 29 dias, está disponível em 17 unidades básicas de saúde: Ipiranga, Nossa Senhora do Amparo, Cohab Rio Vermelho, Morumbi, Vila Olinda, Parque Universitário, Conjunto São José I, Vila Mineira, Monte Líbano, Santa Clara, Vila Rica, São Francisco, Canaã, CAIC, Bom Pastor, Alfredo de Castro I e Jardim Atlântico.
As vacinas tríplice viral e pentavalente estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do município.
Público de 5 a 29 anos: Quem não tem histórico vacinal ou está com o esquema incompleto deve tomar ou completar as duas doses da vacina tríplice viral.
Público de 30 a 59 anos: Pessoas sem vacinação ou com esquema incompleto devem receber uma dose da vacina tríplice viral.
Por que o sarampo é uma ameaça?
De acordo com o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença altamente contagiosa e já foi uma das principais causas de morte infantil no mundo. A transmissão ocorre pelo ar, por meio de tosse, espirro, fala ou respiração. O vírus é tão infeccioso que uma pessoa contaminada pode transmitir a doença para até 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas.
Não deixe de se vacinar! Proteja-se e ajude a manter Rondonópolis livre do sarampo.
ANÚNCIO

Comentários
Postar um comentário